No sábado dia 20/03, foi exibida entrevista na Rede Globo com a Dra. Erika Marion Robrahn-González

22-03-2010 08:00

     No sábado, dia 20/03, foi exibida entrevista na Rede Globo com a Dra. Erika Marion Robrahn-González, sócia diretora da empresa DOCUMENTO Patrimônio Cultural.

    Na ocasião falou-se de sua carreira e experiências ao longo do seu trabalho, e os mais de 300 projetos concluídos com sucesso. Fez-se também uma explanação de como são desenvolvidas as ações com a comunidade dentro das pesquisas, resultando no desenvolvimento de uma Ciência Aplicada, levando a um tratamento integrado dos resultados científicos com os saberes tradicionais e estabelecendo uma relação de complementaridade entre Ciência e Tradição. O principal objetivo e desafio é fazer um elo de ligação entre o passado e presente, contribuindo para o fortalecimento da herança cultural da comunidade, em especial, na valorização de sua diversidade.

    A entrevista se deu com diferentes cenários, onde foi possível analisar os variados momentos da história e do patrimônio cultural da Baixada Santista, incluindo sítios arqueológicos do tipo sambaquis, o antigo engenho Itabatatinga (ruína histórica contendo inclusive uma senzala com elementos ainda intactos como grilhões de escravos presos à parede), entre outros.

    A entrevista foi transmitida na Rede Globo, às 7h00 no programa Globo Universidade, às 13h00 no programa Globo News, e no dia 24/03 às 13h00 no Canal Futura.

   Clique aqui, para assistir o depoimento na integra no podcast do site Arqueologia Pública. 

 

Dra.Erika fala sobre arqueologia para Rede Glogo

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.