Mesa-Redonda com Prof. Dr. Arturo Toscano e Profª. Dra. Erika M. Robrahn- Gonzalez

20-05-2014 16:24

Foi realizada com sucesso na última quinta-feira dia 15/05 no IFCH/UNICAMP a Mesa-Redonda com Prof. Dr. Arturo Toscano e Profª. Dra. Erika M. Robrahn- Gonzalez. A atuvidade coordenada pelo Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari (IFCH - LAP/NEPAM), foi bastante proveitosa academicamente pela discussão de diferentes desdobramentos sociais dentro da temática do Patrimônio

Antes do debate forma apresentados os dois painéis a saber:

“Los vínculos sociales generan Patrimonio y Museuos: una experiência de Montevideo, Uruguay” - Prof. Dr. Arturo Toscano (Diretor da Seção de Antropologia do Museu Nacional de História Natural e Antropologia do Uruguai)

"Arqueologia continua: ciência aplicada ao Meio Ambiente Cultural" - Profª. Dra. Erika Robrahn González (Documento Arqueologia e Antropologia).

A primeira fala abordou a questão do Patrimônio no Uruguai, sua evolução desde o início tratando do patrimônio edificado até as recentes celebrações de práticas culturais intangíveis, até a criação de medidas como o “Dia do Patrimônio”. Nesta oportunidade foi apresentado também o estudo de caso sobre o Município “F”, da grande Montevidéu, no Uruguai, e a importância da participação e colaboração da comunidade do mesmo no resgate da memória e do patrimônio do local.

A Dra. Erika Robrahn-Gonzalez, diretora executiva do Grupo Documento, realizou a apresentação “Arqueologia continua: ciência aplicada ao Meio Ambiente Cultural”, quando apresentou a Think Tank Documento Cultural.  Com isso, foi demonstrado como o Grupo atua em Meio Ambiente Cultural, através da ciência aplicada de maneira colaborativa, para as comunidades e junto das mesmas, de forma contínua. Como forma de ilustrar a aplicação do conceito foram apresentados, ainda, cases de projetos em Meio Ambiente Cultural desenvolvidos pela Documento, a saber: Instituto Rio Itariri, ONG Olho D’água e Aldeia de Carapicuíba.

Conheça apresentação “em inglês”  realizada pela Dra. Erika no Slide Share, clique aqui.

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.