Cidade de Piracicapa, SP recebe Exposição Oficina 2014 nos dias 28 e 29 de outubro

30-10-2014 15:53

 

A cidade de Piracicaba recebeu, nos dia 28 e 29 de outubro de 2014, mais uma edição da Exposição Oficina, um projeto que em parceria com a DOCUMENTO compõe as ações de Educação Patrimonial do “Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural dos onze Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê”. As exposições ocorreram na EMEF  Catharina  Casale Padovani e na E.E Felipe Cardoso, nos dias 28 e 29 respectivamente.

 

Com cerca de 80 sítios arqueológicos catalogados e uma ocupação que data de, ao menos, 12.000 anos, a região da cidade de Piracicaba se apresenta como uma das mais importantes do Brasil. A Exposição Oficina visa, dentro do conceito do “Projeto Científico em Meio Ambiente Cultural”, valorizar a história e a cultura passando o conhecimento técnico-científico-arqueológico de uma forma lúdica.

 

Em uma palestra expositiva, que se utiliza de recursos tecnológicos baseando-se no conceito de “E-Science”, o contexto referente as pesquisas relativas ao programa e parte da história e cultura regional foram apresentadas, juntamente com o Blog e o Museu Virtual do programa, com achados arqueológicos da região.

 

Para que houvesse uma maior interação com os onze Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê, foi montado um circuito cultural, que contou com 32 banners autoexplicativos, se aprofundando, dessa forma, no projeto e abordando diversos outros temas como, por exemplo, a sustentabilidade.

 

O passo a passo do arqueólogo em campo, também foi abordado em uma apresentação de Sitio/Escola, aonde os alunos puderam ter contato com os materiais líticos e o trabalho de curadoria.

 

Veja mais detalhes no Blog AES Tietê

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.