10ª edição da Revista de Arqueologia Pública traz dossiê sobre o estudo arqueológico em contextos políticos autoritários e ditatoriais

08-01-2015 14:31

Já está disponível para download a 10ª edição da Revista de Arqueologia Pública, vinculada ao Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte, da UNICAMP. A partir desta edição, a revista passará a contar com a publicação de dossiês temáticos relevantes para a Arqueologia em seus âmbitos social e político.

Sendo assim, a Dra. Rita Juliana Soares Poloni, pós-doutoranda no LAP/NEPAM/Unicamp, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), organizou nesta edição um dossiê sobre o estudo arqueológico em contextos políticos autoritários, ditatoriais e de transição democrática. O tema adquiriu contornos mais definidos no início deste século, como atesta a publicação de volume com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da República Argentina, Arqueología de la represión y la resistencia en América Latina 1960-1980 (Catamarca: Universidad Nacional de Catamarca, 2006).

Neste contexto, a publicação traz um artigo sobre a Antropologia, a Arqueologia e os usos do passado durante a Guerra Fria, do pesquisador Andrés Alarcón-Jiménez, PhD em História Cultural.  

Textos a respeito da Arqueologia em contextos de repressão e resistência, especificamente sobre a Guerrilha do Araguaia, da Profa. Dra. Patricia Sposito Mechi e de Michel Justamand, além dos artigos: Caminhos e Descaminhos no Atlântico Científico: Arqueologia e Estado Novo em Contexto Luso-brasileiro (Profa. Dra. Rita Juliana Soares Poloni); Novas Perspectivas para a Arqueologia da Repressão e da Resistência no Brasil depois da Comissão Nacional da Verdade (Dra. Inês Virgínia Prado Soares) complementam a edição.

A publicação traz ainda uma entrevista com Andrés Zarankin, professor titular do Departamento Antropologia e Arqueologia da FAFICH-UFMG, sobre a arqueologia da repressão e da resistência.

No link  é possível ler a íntegra do editorial escrito por Pedro Paulo Funari, arqueólogo, professor da UNICAMP e editor responsável pela Revista de Arqueologia Pública por meio do site. Clique Aqui para acessar.

Para fazer o download de todo o conteúdo da 10ª edição da publicação basta acessar o site da revista.

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.