Projeto "Da Aldeia Carapicuíba à Cultura de Rua" é apresentado pela DOCUMENTO

16-09-2014 08:57

 

Pensando na realidade local onde se inserem as sedes das empresas do GRUPO DOCUMENTO foi idealizado o projeto: Da Aldeia Carapicuíba à Cultura de Rua. Nele, através de um elaborado trabalho de levantamento e resgate do Patrimônio Cultural a ser realizado com participação direta da população local, pretende-se fortalecer os elos entre o passado histórico da região e a realidade cultural atual como forma de consolidar a identidade cultural no município em questão.

 

A aldeia de Carapicuíba é uma das doze aldeias jesuíticas fundadas ao redor de São Paulo de Piratininga em 1580, e atualmente a única que preserva suas características arquitetônicas originais, mantendo um núcleo de residências baixas e uma capela ao redor de um pátio quadrangular com um cruzeiro ao centro.

 

Em 2012 a Documento desenvolveu algumas ações pontuais na Aldeia, participando do seminário: ”A Obrigatoriedade da Cultura Afro Descendente no Currículo”, evento que contou com apresentações de grupos da cultura rastafári no Brasil, hip hop entre outros. Atualmente, a empresa Documento atenta-se em retomar atividades em parceria com as prefeituras e com instituições que desenvolvam atividades culturais na região com a intenção de promover ações de sustentabilidade, envolvendo as comunidades e as manifestações culturais locais.

 

Por isso, no dia 09 de setembro de 2014, a Documento reuniu-se com a Secretaria de Cultura e Associação Oca para apresentar o Projeto: Da Aldeia Carapicuíba à Cultura de Rua e discutir prováveis parcerias e estratégias de ação.

 

A reunião contou com presença de integrantes da equipe de Gestão Sócio ambiental e da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento que apresentaram para o secretário de Cultura do Município de Carapicuíba Luiz Carlos Magalhães Peixoto conceitos básicos que norteiam os trabalhos de Educação Patrimonial da empresa. O secretário mostrou-se interessado em apoiar possíveis projetos a serem desenvolvidos na Aldeia.

 

OCA – Associação da Aldeia de Carapicuíba é uma Organização Não Governamental criada em 1996 por um grupo de profissionais que busca promover uma formação brasileira de crianças e jovens a partir da compreensão do “Ser Cidadão”, não como discurso e sim como um gesto que incorpora a Alma Brasileira, desenvolvendo atividades com as crianças da Aldeia de Carapicuíba através de um repertório gestual, plástico, musical e literário da Cultura Brasileira. Neste dia, a equipe da Documento conheceu o espaço no qual a OCA desenvolve suas atividades e apresentou o Projeto. A instituição ficou a disposição para próximos contatos.

 

Clique aqui e acompanhe as fotos pelo blog!

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.