Município de Poços de Caldas, MG recebe Exposição Oficina 2014

27-10-2014 16:30

 

Dentro da ideologia e dos conceitos que são empregados no “Projeto Científico em Meio Ambiente Cultural” ,foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro, em Poços de Caldas/MG, mais uma edição da Exposição Oficina, compondo assim as ações de Educação Patrimonial do "Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural dos onze Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê S/A" em parceria com a Documento.

 

A Exposição Oficina aborda diversos aspectos culturais, sociais, científicos e arqueológicos da região. Uma palestra expositiva é o ponto inicial, utilizando- se de diversos meios tecnológicos e seguindo o conceito do e-Science (obtenção de resultados científicos através da utilização de computação intensiva), é apresentado o conteúdo das pesquisas científicas. A história indígena também foi lembrada, Caldas era ocupada por índios “bugres e tapuias” tendo estes sido expulsos logo no contato com os bandeirantes.

 

Um circuito cultural, com 32 Banners, é apresentado para os alunos, de uma forma extremamente didática. Os 11 aproveitamentos hidrelétricos são enfatizados e elencados. Assuntos como: sustentabilidade, ecologia, modos de vida, risco cultural, interação social fazem parte do circuito.

 

No formato de Sitio/Escola a metodologia, aplicada em campo pelo arqueólogo e no laboratório pelo curador, é transmitida e com uso tablets, cedidos pela Documento, os alunos conseguem uma maior interação com a realidade de um sitio arqueológico.

 

Você pode acompanhar essa e outras atividades pelo Blog AES Tietê.

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.