Exposição Cultural Xingu

20-08-2009 21:27


    Entre os dias 20 e 21 de Agosto realiza-se, na cidade de Água Boa/MT, mais uma Oficina Cultural Xingu, com a participação das etnias indígenas Waurá e Mehinako. Dar continuidade ao trabalho de pesquisa, mapeamento e registro dos locais de significância cultural e histórica das etnias alto-xinguanas é um dos objetivos deste evento.

    Estão sendo tratados, especialmente, o rio Batovi (onde se localiza a paisagem sagrada do Kamukuwaká). Trabalhos com o rio Culuene (onde se localiza a paisagem sagrada do Sagihengu) foram realizados na Oficina Cultural de julho/2009.

    Para estas duas paisagens sagradas foi realizado, entre 2007 e 2008, um trabalho colaborativo com as etnias indígenas alto xinguanas, que resultou na abertura e instrumentação de processo de tombamento junto ao IPHAN/MinC.

    As etnias indígenas alto-xinguanas, por este trabalho, receberam também o Prêmio Rodrigo de Mello Franco, oferecido pelo IPHAN para a melhor iniciativa institucional de resgate do Patrimônio Cultural Brasileiro. Por fim, estas paisagens sagradas foram indicadas para reconhecimento junto à UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.