DOCUMENTO realiza Exposição Oficina na cidade de Penápolis

21-02-2013 15:57

 

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, a equipe da DOCUMENTO esteve no município de Penápolis, interior do Estado de São Paulo, onde desenvolveu o Levantamento Histórico-Cultural e a Oficina de Planejamento do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural AES Tietê.

O trabalho integra a iniciativa de Educação Patrimonial, uma das etapas do Programa, realizada com as comunidades das regiões contempladas pelo projeto.

O conteúdo gerado dessa pesquisa servirá de base para as atividades da Exposição Oficina, que deverá ser promovida em maio na cidade.

Sendo assim, na última terça-feira (19), a equipe visitou o Museu Histórico de Penápolis, onde conheceu Alessandra Nadae, diretora da instituição; a monitora e educadora Adelva Aparecida Parpinerli, e Gilson Moreno, coordenador do Museu do Folclore do município.

No acervo do Museu Histórico, foi possível consultar informações sobre as primeiras ocupações da região e a história do período da colonização da cidade.

Neste mesmo dia, a equipe também visitou o Museu do Folclore de Penápolis, onde desenvolveu levantamento sobre o contexto histórico e cultural da região.

Após visitar o acervo da instituição, a DOCUMENTO entrevistou Gilson Moreno, coordenador do museu, que falou sobre as principais manifestações culturais do local, com destaque para: a Folia de Reis; o Folguedo (apresentado através do teatro de rua e músicas transmitidas como louvores a Jesus e aos anfitriões da festa); e o Samba, uma das manifestações mais marcantes, realizado desde antes a fundação da cidade, em 1908.

A entrevista com o vice-prefeito da cidade, Ricardo Castilho, foi feita pela equipe de Patrimônio Cultural da DOCUMENTO, na última quarta-feira (20). Esteve também presente Tatiane Cristina Rech, gestora de Programas Ambientais da AES Tietê.

Durante a reunião, os profissionais da empresa apresentaram os objetivos do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural – AES Tietê promovido no município, além de retratar a importância da família “CASTILHO” na fundação e desenvolvimento da cidade.

Por fim, na quinta-feira (21) a equipe da DOCUMENTO apresentou a Oficina de Planejamento às autoridades locais. O evento foi realizado no auditório do Museu do Folclore, e teve como objetivo enfatizar as propostas de ações educacionais que integram o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da AES Tietê para o município de Penápolis.

Estiveram presentes cerca de quinze pessoas, com destaque para Tatiane Rech, representante da AES Tietê; Ricardo de Castilho, vice-prefeito da cidade; Maurilio Galoppi, secretário da Cultura, os vereadores Ricardinho Castilho, Lucas Casella, Élio P. Silva e José S., e Alessandra Nadae, diretora do Museu Histórico.

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.