Centro de Consiliência

03-05-2013 12:29


 

   A DOCUMENTO Ecologia e Cultura apresenta uma nova abordagem para o tratamento do Patrimônio Cultural. Foi buscando um espaço que convergisse atividades para todos os envolvidos (stakeholders) nos projetos assumidos pela empresa que foi criado o Centro de Consiliência. A proposta é que esse espaço promova uma abordagem integrada e transdisciplinar onde se realize uma “Ciência da Vida”. Tendo como pressuposto a Consiliência, este local apoiará a atuação transversal entre as disciplinas e as comunidades envolvidas para qualquer ação de estudo e sensibilização quanto ao o Patrimônio Cultural.  Pode ser entendido como um Laboratório onde se dão experiências de diversas naturezas que componham uma gama de saberes úteis no fortalecimento da identidade cultural e na percepção do patrimônio como elemento chave no desenvolvimento das comunidades.  

   A atuação no campo do Patrimônio Cultural tem como principal diretriz o desenvolvimento de uma Ciência Aplicada, que alia a realização de pesquisas científicas com o envolvimento simétrico das comunidades locais, levando a um tratamento integrado dos resultados científicos com os saberes tradicionais e estabelecendo uma relação de complementaridade entre Ciência e Tradição. Desta forma é possível abarcar inúmeras perspectivas atingindo a pluralidade cultural em sua essência. A percepção da integração das diferentes esferas do conhecimento e das nuances dos valores culturais são fundamentais para elaborarem-se ações que tenham aderência cultural e que fomentem o desenvolvimento social sustentável. O principal risco que o patrimônio cultural está exposto é a falta de integração e envolvimento dos diversos stakeholders como a comunidade local, a comunidade institucional e a comunidade científica. É ciente desse risco que a Documento Ecologia e Cultura garante através do Centro de Consiliência um trabalho para a Gestão do Patrimônio Cultural em direção ao desenvolvimento sustentável.

   A montagem de um sítio arqueológico simulado é uma oportunidade de desenvolver diversas atividades educativas para todas as idades. É possível experimentar-se diversas maneiras de sensibilizar e produzir conhecimento, criando-se a dimensão da complementaridade entre visitante e conteúdo, ou seja, Comunidade e Ciência Aplicada. O mesmo espaço é utilizado pela equipe multidisciplinar da Documento para treinamento e incorporação de novos conceitos e métodos dos profissionais da empresa.  Para garantir atividades que associem qualidade, conhecimento, inovação e aderência a Think Thank Documento Cultural é responsável por estudar e buscar experiências e métodos do universo científico e as tendências do acesso ao conhecimento que possam contribuir para proposta integradora e inovadora do Centro de Consiliência. Este espaço também é adequado para reuniões de negócios por que além de contar com toda a estrutura necessária traz o empreendedor para perto da cadeia de ações desenvolvidas pela DOCUMENTO proporcionando maior entendimentos dos trabalhos realizados. É através do centro de Consiliência que a Documento Ecologia e Cultura promove intercambio de conhecimento entre todos que compartilhem esse lugar criando uma vivência para o reconhecimento da Ecologia dos Saberes.

   Clique aqui e veja algumas fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151624338672079.1073741825.264133712078&type=3

 



 

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.