Cartilha Patrimônial é Publicada

03-05-2009 11:20

 A Cartilha Patrimonial é uma obra pioneira e inovadora no âmbito da literatura arqueológica. A produção da Cartilha Patrimonial trouxe consigo o propósito de mostrar que o conhecimento patrimonial só se é considerado efetivo, quando compartilhado. Afinal, o conhecimento, seja ele patrimonial ou não, só pode ser construído a partir do compartilhamento de informações entre pessoas de todas as idades, gerações e oriundas de todas as comunidades. 

 A Cartilha Patrimonial foi desenvolvida pela DOCUMENTO Patrimônio Cultural e Arqueologia, em parceria ao Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE/UNICAMP). A produção deste material promoveu a participação das comunidades indígenas ligadas ao Instituto de Pesquisa Etno-Ambiental do Xingu (IPEAX) durante a elaboração do conteúdo oferecido no material.

 Para a produção da Cartilha Patrimonial, os indígenas colaboraram com ilustrações que contam a História e compartilham informações sobre Patrimônio Natural e Cultural da região Portuária de Santos (SP), herança deixada pelos seus antepassados. A cartilha, destinada às crianças, irá oferecer a esta geração e às gerações futuras, conhecimentos patrimoniais daquela região portuária.  A Cartilha Patrimonial subsidiará as crianças (os “pequenos conhecedores” de hoje) com informações importantíssimas sobre o compromisso que todos nós devemos firmar: o de preservar nosso Patrimônio, compartilhando todos estes conhecimentos com as gerações futuras.

 

Voltar

Procurar no site

DOCUMENTO Patrimônio Cultural Antropologia Arqueologia© 2009 Todos os direitos reservados.